fbpx

Palmela, Montemor, Évora

Évora.
Palmela, Évora
Peça o nosso catálogo por Whats’App

O Castelo de Palmela, pela sua posição geográfica e elevação num dos terminais da cordilheira da Arrábida desempenhou durante séculos um papel de defesa estratégica nos diferentes periodos de ocupação da Península Ibéria e Portugal. Após a fundação de Portugal foi conquistada aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1147. Do Castelo avistam-se as planícies do rio Tejo e do rio Sado, as cidade de Lisboa, Setúbal e Tróia. Dentro das suas muralhas encontra-se uma Pousada, as ruínas da Igreja de Santa Maria, um Espaço Arqueológico e um antigo convento da Ordem de Santiago. É um dos castelos mais belos de Portugal.

Montemor-O-Novo pode ser uma opção de cortesia da nossa parte, eventualmente um lugar para almoçar e prepararmo-nos para a vista à capital do Alentejo, Évora. Montemor-O-Novo destaca-se pelo local de nascimento de João Cidade, eternizado como São João de Deus, devido à sua compaixão pelos pobres e moribundos, tendo sido reconhecido pelo Papa Leão XIII como Patrono dos Hospitais e Doentes de todo o mundo. Nesta cidade destacam-se ainda as ruínas do Paço do Alcaide, onde Vasco da Gama traçou os planos para o seu empreendimento à descoberda do caminho marítimo para a Índia.

Évora é uma das cidades mais visitadas do nosso país. A sua história encerra mais de cinco milénios de história e nas suas redondezas um conjunto de marcos megalíticos. A cidade conheceu nas diferentas épocas de ocupação grandes impulsos de desenvolvimento. No periodo Romano foi município e daí a existência em Portugal do único monumento romano de culto imperial no nosso país. O periodo visigótico foi o mais apagado e com a ocupação muçulmana, a cidade, pela sua posição priveligiada voltou a ter um despertamento económico. Definitivamente a partir da conquista cristã em 1165, Évora, com a instalação de vários mosteiros e ordens religiosas, conheceu uma nova era de desenvolvimento que perdura até hoje.

Locais a visitar em Évora: Praça Giraldo, Templo de Diana, Sé de Évora, Capela dos Ossos, Igrejas…

Obrigado por viajar connsosco.
A equipa Arado Azul.

Open chat
Precisa de ajuda?