fbpx

A distância do carro da frente

PorSamuel

A distância do carro da frente

Quem não guarda a distância bate. Ponto.

Quando tirei o meu curso TVDE no ACP dediquei algum tempo de atenção às questões da prevenção de acidentes. Mas quantos mais querem saber disso? Poucos.

Tenho também percebido, no meu curto tempo de duração como parceiro (comecei como motorista em Julho de 2018), que há “motoristas” que depois de integrarem uma equipa não resistem muito na área. Umas das razões é que não perceberam, quando iniciaram, que conduzir profissionalmente não é o mesmo que levar a família para passear no fim semana ou mesmo ir para o trabalho e regressar.

Uma das questões que abordamos sempre que alguém integra a nossa equipa, é a “distância do carro da frente”.

Por muitas contas que façamos, como a imagem da ACP nos ilustra, elas raramente nos ficam fixadas na cabeça e muito menos quando temos que enfrentar as adversidades da cidade ou desenrascar no trânsito porque se cumprirmos tudo à risca nunca mais saimos dali.

Mas quem não guarda a distância… bate, ponto.

Então lembra-te pelo menos disto:

  1. Se não guardas a distância o teu passageiro desclassifica-te. Isso mesmo. Se não tiveres a inteligência de demonstrar nos primeiros 1.000 metros que és um condutor que inspira confiança em quem não te conhece (por exemplo, não sabem que és “muita” bom, um “ganda” condutor da velha guarda, que tens cursos de condução da BMW…, blá, blá blá…), tás feito. Vais levar umas estrelinhas a menos e um reparo de “condução” ou “profissionalismo”. E não te ponhas com gabarolices porque senão ainda levas mais, digo, menos.
  2. Se guardares a distância do carro da frente sobra-te tempo para vigiares as tuas laterais. Vamos dizer isto ao contrário: o condutor que conduz em cima do carro que está à sua frente fica condicionado e focado em exclusivo nessa situação.
  3. Quem não guarda a distância pode ter dois acidentes. Isso mesmo. A fórmula é esta: Mantens-te o máximo possível colado ao carro da frente, assim ficas sem espaço para safares um embate lateral e mais disponível para que, se te baterem por detrás, poderes ser empurrado para o carro da frente. Depois sobra-te tempo para discutires quem foi o culpado de teres batido por detrás e ficas com o carro parado mais tempo porque não há o radiador que tu queres e tem que vir da China. Valeu cara? Ou ficou apenas só um pouco mais caro…

Continuação de boas viagens.
Samuel & Susana

Sobre o autor

Samuel administrator

Samuel Lopes Dias, é natural de Lisboa e casado com Susana Alves Dias. No que diz respeito a esta atividade, o autor iniciou actividade como motorista TVDE em Julho de 2018 e em Junho do ano seguinte, juntamente com a Susana, decidiu iniciar uma empresa na área do transporte de passageiros.

Precisa de ajuda?