fbpx

Conflitos na equipa

PorSamuel

Conflitos na equipa

Equipa, ontem foi um dia atípico. Começou de manhã com os super atrasos no Aeroporto e consequentemente INs encavalitados. Mas calma, a boa notícia é que vai ficar pior pois a pista Humberto Delgado está cada vez mais pequena; relaxa, vai continuar a correr bem, ainda não tivemos um único furo a caminho de um OUT ou uma avaria com clientes no carro.

Não há dúvida que somos uma das equipas mais bem dispostas e eficazes do planeta transfers, mas se não tivermos cuidado com o que já construímos até aqui tudo pode ruir em minutos, como qualquer castelo. É certo também que não podemos cometer a vaidade e a presunção de sermos perfeitos. Enquanto houver coisas para melhorar então é porque de facto temos uma longa caminhada para fazer.

Para agravar a situação pode acontecer apenas, por exemplo, que o colaborador Feliz Descansado tenha a infelicidade de escrever uma pequena banalidade que ao ser mal interpretada pelo colaborador Casmurro Estourado, toda a equipa fica a saber e o desconforto generaliza-se…

É importante que todos reconheçam que Samuel & Susana não são ídolos imunes às situações de stress e momentos irritáveis, nós somos parte integrante da equipa e não “aliens” fora do sistema ou alheados dos problemas. Apenas, sobre nós recai o maior custo de injeção de bem-estar emocional entre todos. Para além da necessidade de cumprirmos com os deveres técnicos, como salários, carros, combustível, atribuição de serviços, é da nossa responsabilidade “apagar fogos”, “pôr paninhos quentes”, deixar para depois a resolução de algum comentário menos agradável escrito no Whats’App, chamar a atenção para um esquecimento, corrigir uma atitude menos correta de colega para colega ou para connosco.

O que pode portanto resolver situações complicadas quando os serviços ficam todos embrulhados, o trânsito não desenvolve, a empresa tem de ajustar métodos, o carro guincha, o carro não foi deixado limpo, o carro não tem perfume, o cliente vomitou, a rendição não foi como o combinado?

Mais…? E quando a empresa não consegue ter os carros que precisa, quando os motoristas são poucos porque a todos damos liberdade de escolha de horário, quando percebemos que alguém está apenas a olhar para o seu umbigo, que o carro esfolou, quando somos assaltados por várias reclamações precisamente no dia em que estamos com mais dificuldade ou fragilidados em alguma área da nossa vida, trivialidades a que todos estamos expostos…

Equipa, quanto tudo falha, equipamento e pessoas, o último nível de solução que pode fazer com que o castelo se mantenha intacto e unido contra invasores externos, a última ferramenta disponível que pode impedir um desmoronamento é: O TEU DOMÍNIO PRÓPRIO. Cada um de nós pode fazer a diferença numa equipa inteira, para melhor e para pior.

Continuação de boas viagens.
Samuel & Susana

Sobre o autor

Samuel administrator

Samuel Lopes Dias, é natural de Lisboa e casado com Susana Alves Dias. No que diz respeito a esta atividade, o autor iniciou actividade como motorista TVDE em Julho de 2018 e em Junho do ano seguinte, juntamente com a Susana, decidiu iniciar uma empresa na área do transporte de passageiros.

1 comment so far

Edna OliveiraPublicado em5:45 pm - Ago 9, 2019

O texto é espetacular, concordo plenamente Família Arado Azul, teremos sempre que ter a paz e a harmonia entre nós! E que sejamos uma família sempre unida. Por trás de uma boa equipa de trabalho está um espírito de união capaz de alcançar os resultados mais incríveis.

Os comentários estão fechados.

Precisa de ajuda?