A cortesia é uma qualidade de quem realmente gosta do que faz e no caso de quem anda na estrada um elemento essencial para que o motorista chegue a casa bem disposto, nem que seja ainda com alguma paciência de reserva para fazer uma festinha ao cão…
Ser motorista e cortês não é para qualquer um e o resto desta escrita também não.
Pensa comigo. Durante todo um turno somos confrontados com várias dificuldades a começar com clientes que decidem entrar no nosso carro para descarregar a bílis, ora porque está com falta de qualquer coisa, ora por isto e ora por aquilo.
Com o decorrer do tempo vamos perdendo a paciência, começamos a praguejar, a apitar (só quando os clientes não estão no carro, claro), e com isto vamos gastando todas as fichas disponíveis, e às tantas, já nos esquecemos de quem somos ou do que pretendíamos ser.
Só existe uma forma de resolver isto: CORTESIA.
Cortesia é uma arte acima da tolerância. Quero dizer, tu até podes ser tolerante com os erros dos outros mas engoles em silêncio e evitas abanar a cabeça. Mas quando tu usas a arte suprema da cortesia, tu alimentas a tua paciência, tu és pró ativo na gestão do teu auto controlo.
Então: dá passagem a quem não tem direito, sorri a quem não está na passadeira, espera por quem tem mais idade, dá passagem àqueles palermas das trotinetes, etc…, em nome de um valor superior! É que…, toma bem nota disto, no final do teu turno, quando já estás farto e cansado, podes ser confrontado com uma situação daquelas em que precisas de usar as tuas fichas todas de uma vez, e elas porventura, podem valer tanto quanto a tua própria vida.
Continuação de boas viagens.
Samuel & Susana.
Sobre o autor