fbpx

Peões irresponsáveis

PorSamuel

Peões irresponsáveis

Recentemente um colega informou-me que viu uma senhora em frente à Gulbenkian deitada no chão e um carro TVDE em cima da passadeira, provavelmente o causador do acidente.

É dos piores dramas que nos pode acontecer e para além da nossa própria segurança é decerto o que mais receamos. Um acidente pode ser causado por apenas um erro humano ou mecãnico, pelo cúmulo de vários episódios não intencionais ou intencionais que podem resultar de distrações, fatores físicos e psíquicos,  ingestão imprópria de substâncias tóxicas, negligência, ignorância ou irresponsabildiade. Em sumário, UM acidente só, que pode transtornar para sempre a nossa vida, pode ter como causa VÁRIOS contributos.

Há acidentes que podemos evitar, outros não. Um fator que não podemos evitar é a nossa exposição ao risco. Nós condutores, quando estamos a trabalhar, estamos sempre “em cima do risco”. E os outros esquecem-se disso. Os peões, esses então, querem lá saber…

Uma das coisas mais estapafúrdias que observo no comportamento de muitos peões, principalmente os mais jovens, é a forma como se atiram para cima das passadeiras absolutamente alucinados e alheados do resto do mundo. Depositam irresponsávelmente a sua segurança apenas e exclusivamente nas mãos dos outros.

Só para terminar deixem-me contar-vos esta: Um dia eu seguia numa carrinha de 9 lugares no sentido Baía do Seixal , Torre da Marinha. Ao aproximar-me da rotunda da Torre, no mesmo sentido que eu, do meu lado direito, subia um jovem peão, que ao ver a passadeira, intencionalmente, virou repentinamente para a estrada obrigando-me a uma travagem brusca. Ele não se preocupou se eu teria crianças dentro da minha viatura, se me poderiam bater por detrás, se eu o poderia atropelar! E enquanto protestava com ele recebi como troco aquele sinal de dedo mandando-me para aquele sítio… Curiosamente, a seguir em sentido oposto, desce a polícia que pára na passadeira para deixar passar o imbecil mas tarde demais para assistir a este atentado contra a minha integridade pessoal e de outros.

Continuação de boas viagens.
Samuel & Susana.

 

Sobre o autor

Samuel administrator

Samuel Lopes Dias, é natural de Lisboa e casado com Susana Alves Dias. No que diz respeito a esta atividade, o autor iniciou actividade como motorista TVDE em Julho de 2018 e em Junho do ano seguinte, juntamente com a Susana, decidiu iniciar uma empresa na área do transporte de passageiros.

Precisa de ajuda?