"Alimentação saudável" é um conceito muito vasto e por vezes gera atritos entre pessoas. Nós não queremos ser artistas nem especialistas nesta questão, o que faremos apenas é partilhar o que funciona connosco e claro, colocamos à disposição algumas das coisas que gostamos, e... começamos por aqui: queijo e caju.
O QUEIJO
O queijo vem da Quinta Anema, amigos nossos em quem confiamos e já visitámos a sua quinta várias vezes.
As vacas foram cruzadas com uma raça mais rústica e menos vulnerável (do que as de produção intensiva). A opção dos proprietários foi a raça “Blaarkop”, que há poucos anos estava em vias de extinção. Esta raça produz, além de leite com uma ótima composição de ácidos gordos essenciais, também uma carne de boa qualidade. Praticamos pastoreio permanente (menos em tempo de chuva e de sementeira) com quantidade mínima de rações que reforça ainda mais esta qualidade. O maneio é realmente muito extensivo: esta raça é por excelência uma raça para a Agricultura Sustentável; é portadora duma genética muito antiga e por consequência menos vulnerável a doenças e é campeã em transformação de forragens em leite e carne. Vacas são ruminantes e precisam muita forragem e devem ser alimentadas como tal...
https://aradoazul.com/products/queijo-biologico-de-vaca-jovem-tipo-gouda
O CAJU
O caju vem da Guiné Bissau. Este produto é muito importante para a economia deste país e representa a maioria da sua exportação.
O caju é descascado, pelado, desidratado, escolhido, testado e embalado por uma empresa familiar, os nossos amigos Ângelo e Daniela Fernandes.
Numa visita que lhes fizemos recentemente apercebemo-nos da gigantesca logística que implica esta "transformação do caju" e especialmente o cuidado com a higiene e a qualidade do produto de forma a que chegue até nós um aperitivo tão crocante e doce.
https://aradoazul.com/products/caju-da-guine-bissau-60g